sexta-feira, 7 de março de 2014

Dica - Filtre sua piscina todo dia!

Filtrar a piscina diariamente é uma tarefa muito importante para quem deseja uma piscina sempre cristalina.

Água Cristalina de uma piscina que fazemos manutenção

A Filtragem é o passo mais importante da manutenção de uma piscina, pois durante a filtragem toda a água da piscina passa pelo filtro de areia de quartzo deixando retidas todas as partículas de sujeiras que estavam em suspensão na água da piscina.

O tempo de filtragem varia de piscina para piscina, mas geralmente para piscinas residenciais o tempo é de 6 horas diárias, isso se o filtro e a bomba foram corretamente dimensionados para o tamanho da piscina. Recomendamos que esse tempo não seja dividido em dois períodos menores. O processo de filtragem deve realizado de uma unica vez!

Para saber o tempo adequado para cada equipamento é preciso verificar a vazão de filtragem do seu filtro, sabendo qual é a vazão divida o volume total de água da sua piscina pela vazão do seu filtro. Exemplo: uma piscina com 30m³ (30 mil litros) e o filtro com uma vazão de 5m³/h (5 mil litros por hora) teríamos 30/5= 6 horas de filtragem diária para limpar toda a água da piscina. Este é o dimensionamento correto, porém  em alguns casos o processo de filtragem pode levar 8 ou 10 horas.

Outro fator importante da filtragem é que além da retenção de partículas no filtro, ela auxilia na mistura dos produtos químicos proporcionamento melhor qualidade da água.

Não queira economizar diminuindo o tempo de filtragem.


Se não passar todo o volume de água pelo filtro logo o acumulo de sujeira na água irá torná-la cada vez mais turva... E se ela ficar muito turva o gasto com  produtos clarificantes depois irá sair bem mais caro.


E se der preguiça de ligar e desligar o motor todos os dias?


Recomendamos que seja feita a filtragem todos os dias, faça chuva, faça sol, verão e inverno. E para facilitar o trabalho pode ser instalado um TIMER (aparelho que automatiza o processo de ligar e desligar aparelhos elétricos), esse aparelho é ajustável e você pode programar para que ligue e desligue no horário que desejar. Assim você garante uma piscina mais limpa com menos esforço.


E o que acontece com toda a sujeira que passa pela areia?


Ela fica lá dentro do filtro e vai acumulando diminuindo a capacidade de filtragem até que você faça a retrolavagem da areia. (Consulte o manual do seu filtro para saber como acionar a retrolavagem no seu filtro, ou mande um e-mail com a sua duvida e o modelo do filtro).
Neste processo a água passa dentro do filtro pelo caminho inverso agitando a areia e separando a sujeira para que ela vá para o esgoto. A retrolavagem da areia deve ser feita pelo menos uma vez por semana e quando a areia não é lavada com a frequência necessário, o acumulo de sujeira e a decomposição dessa sujeira dentro do filtro prejudica a capacidade de filtragem de forma definitiva. Veja a foto abaixo de uma areia que já estava bastante saturada... Ninguém iria gostar de tomar banho sabendo que a água passava por essa sujeira toda e voltava para piscina não é mesmo?

troca de areia do filtro
Areia de quartzo bastante suja sendo subsistida

A troca de areia deve ser feita anualmente, assim você garante uma piscina muito mais saudável!

Espero que tenham gostado destas dicas e caso estejam precisando de ajuda para clarificar a água da sua piscina, contratar um plano de manutenção ou fazer a troca de areia do filtro, entre em contato conosco que teremos a maior satisfação em atendê-los!

Atendimento em Florianópolis, Biguaçu, São José e Região:

Gaúcho Piscinas

Fones: (48) 9609-4466 / (48) 8448-9794

------------------------------------------------------------


Atendimento em Porto Alegre:


Fone: (51) 8456-6472

Nenhum comentário:

Postar um comentário